Abril 12, 2017
Fruto da luta do Sindicato dos Empregados no Comércio, os comerciários de Balneário Camboriú e Camboriú têm o direito de passar o domingo de Páscoa com suas famílias. Um acordo firmado em Convenção Coletiva entre os dirigentes dos Sindicatos dos Empregados no Comércio e do Comércio Varejista permite que os trabalhadores no comércio também possam desfrutar do convívio familiar nesta data.
A cláusula está presente na Convenção Coletiva, documento que determina as condições de trabalho no comércio das duas cidades. Anualmente no mês de julho dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores e patronal negociam as normas que irão determinar o funcionamento do comércio, o piso salarial da categoria entre outras questões pelo período de um ano.
A conquista do direito a folga na Páscoa é comemorada pelos dirigentes do sindicato dos comerciários. “Esta é uma luta antiga dos trabalhadores no comércio que, assim como outras categorias, também sonhavam estar em família nesta data tão simbólica”, salientou o presidente Newton Olm. Ele lembra que este é o único domingo no ano em que comerciários têm esse direito garantido. A Convenção Coletiva prevê ainda multa equivalente a R$ 1.300,00 por empregado registrado no estabelecimento que descumprir a determinação.