Junho 12, 2018
Os dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores no comércio e serviços de Santa Catarina estarão reunidos em Florianópolis de 13 a 15 de junho, na 71ª Plenária Estadual da FECESC. A conjuntura do país, perspectivas para a classe trabalhadora, direitos humanos e a concentração de riqueza no Brasil estarão na pauta dos grandes debates marcados para os três dias. Tendo como slogan a frase de Che Guevara “Se o presente é de luta o futuro nos pertence”, a programação da Plenária traz grandes nomes para oportunizar aos dirigentes reflexão profunda do que a classe trabalhadora enfrenta atualmente no Brasil.
Na quarta-feira, o secretário geral da CUT Nacional Sérgio Nobre e a professora doutora Angélica Lovatto, professora da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp-Marília e do Depto. de Ciências Políticas e Econômicas, farão exposição sobre a “Conjuntura brasileira para 2018″, a partir das 14h30.
As “Perspectivas e desafios da classe trabalhadora brasileira” serão abordados na quinta-feira pela manhã, às 9h, pelos expositores Jorge Luiz Souto Maior, professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de SP e Juiz do Trabalho Titular da 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí/SP, e Nildo Ouriques, presidente do IELA e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC.
A tarde de quinta-feira está reservada ao debate “Estados, intervenção militar e direitos humanos no Brasil”, contando com a presença do assessor do Movimento Popular de favelas Aurélio Fernandes, que também é membro do Centro Ruy Mauro Marini e professor de História na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro; da professora Ideli Salvatti, ex-Senadora pelo PT, ex-Ministra de Relações Institucionais do Governo Dilma Rousseff e ex-Assessora de Acesso a Direitos e Equidade da OEA. Completando a mesa do debate estará o dr. Lédio Rosa de Andrade, ex-desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Na manhã de sexta-feira o debate será sobre “Crise e Concentração de riqueza via Sistema Financeiro”, com o economista Ladislau Dowbor, professor titular de pós-graduação da PUC São Paulo e ex-consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”; e Vinícius de Assumpção Silva, vice-presidente da Contraf/CUT e diretor do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro.
A 71ª Plenária Estadual dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina será realizada no SESC Cacupé, em Florianópolis, e deverá reunir cerca de 130 delegados de todas as regiões do estado, além dos convidados. As plenárias são organizadas pela FECESC a cada semestre, para formação dos dirigentes e organização e encaminhamentos da Federação.
O que: 71ª Plenária Estadual dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina
Quando: 13, 14 e 15 de junho de 2018
Aonde: SESC Cacupé – Florianópolis
Programa completo:
10h00 – Recepção aos participantes e início do credenciamento
12h30 – Almoço
14h00 – Abertura
14h30 – “CONJUNTURA BRASILEIRA PARA 2018”
Expositores:
16h30 – Intervalo para café
16h45 – Debate com participantes da Plenária
18h00 – Encerramento do credenciamento
18h00 – Apreciação e votação do Balanço Financeiro da FECESC , exercício 2.017
18h30 – Encerramento dos trabalhos do dia
19h30 – Jantar e noite livre
09h00 – “PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA CLASSE TRABALHADORA BRASILEIRA”
Expositores:
10h30 – Intervalo para café
10h45 – Debate com participantes da Plenária
12h00 – Almoço
14h00 – “ESTADO, INTERVENÇÃO MILITAR E DIREITOS HUMANOS NO BRASIL”
Expositores:
16h00 – Intervalo para café
16h45 – Debate com participantes da Plenária
18h00 – Encerramento dos trabalhos do dia
19h30 – Jantar e confraternização
09h00 – “CRISE E CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZA VIA SISTEMA FINANCEIRO”
Expositores:
10h30 – Intervalo para café
10h45 – Debate com participantes da Plenária
12h30 – Almoço de encerramento
Fonte: FECESC