Outubro 8, 2018
As mulheres estarão muito bem representadas pelas parlamentares petistas. Os eleitores e eleitoras escolheram neste domingo (07), em todo o Brasil, 32 deputadas do Partido dos Trabalhadores para os representarem na Câmara dos Deputados e nas assembleias legislativas.
Nos estados, 21 candidatas do PT foram eleitas no Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.
Para o cargo de deputada federal, 11 assentos da Câmara dos Deputadas serão ocupados por mulheres petistas, eleitas pelos estados do Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal. A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi a mulher mais votada no Paraná, com 212.513 mil votos, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne, celebrou o resultado e ressaltou o compromisso das deputadas eleitas com os direitos das mulheres.
“Sem dúvida, as mulheres estarão muito bem representadas pelas nossas parlamentares. Todas são comprometidas com a pauta feminista e certamente contribuirão muito para que avancemos em nossos direitos.”
Anne também destaca que as brasileiras e os brasileiros escolheram nas urnas dizerem sim à democracia, levando Fernando Haddad para o segundo turno da eleição presidencial.
“Conseguimos essa importante vitória de chegar ao segundo turno, com certeza nós devemos muito desse resultado à mobilização das mulheres. Agora temos outra eleição pela frente, e eu tenho certeza que a esperança vai vencer o ódio para que sejamos felizes de novo.”
A eleição das parlamentares se deu no contexto do projeto Elas por Elas, executado neste ano pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT em parceria com as secretarias estaduais da sigla. A iniciativa ofereceu formação e suporte para que as candidatas pudessem participar das eleições com condições reais de disputa.
Acre: Leila Galvão
Bahia: Fatima Nunes, Neusa Cadore e Maria Del Carmem
Distrito Federal: Arlete Sampaio
Espírito Santo: Iriny Lopes
Goiás: Delegada Adriana Accorsi
Minas Gerais: Leninha, Beatriz Cerqueira e Marilia Campos
Pará: Dilvanda
Paraná: Luciana Rofogrim
Pernambuco: Teresa Leitão
Piauí: Flavia Izabel
Rio de Janeiro: Zeidan
Rio Grande do Norte: Isolda Dantas
Rio Grande do Sul: Stela Farias
Santa Catarina: Luciane Carminatti
São Paulo: Professora Bebel e Marcia Lia
Tocantis: Amalia Santana
Ceará: Luizianne Lins
Distrito Federal: Erika Kokay
Mato Grosso: Profa Rosa Neide
Minas Gerais: Margarida Salomao
Paraná: Gleisi Hoffmann
Pernambuco: Marilia Arraes
Piauí: Rejane Dias
Rio de Janeiro: Benedita da Silva
Rio Grande do Norte: Natalia Benevides
Rio Grande do Sul: Maria do Rosário
Santa Catarina: Ana Paula
Por Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas